segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

O Que é isso de Marketing Relacional ?

O Marketing como instrumento de gestão estratégica é ainda relativamente recente mas é já uma das mais dinâmicas e em constante evolução. Ainda hoje em dia, erradamente vejo confundirem o Marketing com a Comunicação, promoção ou em linguagem comum, com a “publicidade”.
A publicidade é apenas uma variante do Marketing, um dos clássicos 4 P’s na matriz do Marketing-Mix.
As novas correntes ou tendências do Marketing são várias, o Marketing Viral, o Marketing de Guerrilha, o Marketing WOM, Político, Cultural, Estratégico, Interno, Inteligente e a lista é extensa.
Uma das novas correntes descendentes do antigo Marketing Directo é o Marketing Relacional.
O Marketing Relacional propõe-se a tratar cada indivíduo ou organização de uma forma única, oferecendo-lhe mais valias específicas, e, no limite, objectivos, fazendo com que o cliente se sinta parte integrante da própria organização, tornando-o em última instância um apóstolo da marca, conforme lhe chama Jean Noël Kapferer no seu livro “Strategic Brand Management”. Na prática, através de um conjunto de técnicas e instrumentos a organização conhece o perfil, desejos e necessidades do cliente e desenvolve estratégias de serviço, produto e comunicação que vão satisfazê-lo. A percepção do cliente é que está a ser "tratado por tu", que aquela empresa sabe tudo sobre os seus problemas e no momento oportuno oferece-lhe soluções.
A ideia é assim, mais do que uma mera transacção e fornecimento de serviços/soluções/produtos, que as marcas se tornem parte do tecido social (de relações) que gravita em torno de cada pessoa, a chamada “rede de suporte” por parte da psicologia e que é o cerne da Inteligência emocional, tão em voga nos dias que correm.
Quem conseguir dominar a arte de manter relações com os seus clientes, ou públicos-alvo, consegue sem dúvida a tal tribo de seguidores que mais do que clientes, são parte da código genético da própria marca como defende Patrick Hanlon em “Primal Branding”.

Participe contando a sua experiência em marketing relacional como cliente ou fornecedor, como comprador ou como vendedor.Envie-nos as suas sugestões e críticas.

Sem comentários: