terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Comunicar Melhor na Empresa

Não vou repisar a afirmação de que o Capital Humano e a capacidade de atrair, motivar e fidelizar talentos na empresa é um factor crítico de sucesso. Também é aceite pela maioria dos gestores modernos que é fundamental desenvolver e praticar uma política de comunicação interna que valorize as pessoas, reconheça o seu mérito, divulgue a estratégia e o papel de cada um na perseguição dos objectivos.

Em muitas empresas que conheci registei insatisfação interna generalizada que invariavelmente resultou em desmotivação, fraca identidade com a estratégia da empresa, com a sua marca e missão. Nestes notei sempre uma baixa produtividade, existência de conflitos internos, problemas ao nível das relações inter-departamentais, deficiente qualidade de serviço e problemas de crescimento das vendas e da rentabilidade do negócio.

A experiência ensinou-me diversas formas dos gestores poderem melhorar a comunicação interna. Aqui tem algumas dicas:
  • Concentre-se em construir a sua credibilidade junto do seu público. Sem isso, não será ouvido;
  • Seja gentil para com os seus colaboradores;
  • Valorize a comunicação pessoal e não julgue que comunicar é apenas publicar boletins, jornais internos, memos ou enviar emails;
  • A comunicação não é uma rua de sentido único. Pressupõe comunicar e obter feedback dos colaboradores;
  • Seja claro, transparente e objectivo na sua comunicação;
  • Veja a informação como um serviço que você deve ao colaborador e não como poder sobre ele;
  • Escute e respeite os seus colaboradores quando têm algo a dizer. Assim estará a promover um espírito de equipa;
  • Pratique uma política de porta aberta. Nunca esteja demasiado ocupado;
  • Organize reuniões individuais e pergunte ao seu colaborador como você poderá ajudá-lo a fazer um melhor trabalho;
  • Publique informação e notícias frequentemente usando meios que cheguem clara e facilmente ao seu colaborador - ex. Portal Corporativo.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, José.
Excelente artigo este! Você apresenta itens importantes, que fogem à repetitiva "receita" que encontramos às centenas na web, você mostra a realidade interna da empresa atingindo questões cruciais. Você me daria autorização para publicá-lo no site de nossa empresa? Realmente, gostei muito dele!
Forte abraço brasileiro,
Fernanda Pena

Ricardo Flores disse...

Olá,

Muito obrigado pelo seu comentário e pelas suas palavras gentis.

Abraço