Em muitas empresas que conheci registei insatisfação interna generalizada que invariavelmente resultou em desmotivação, fraca identidade com a estratégia da empresa, com a sua marca e missão. Nestes notei sempre uma baixa produtividade, existência de conflitos internos, problemas ao nível das relações inter-departamentais, deficiente qualidade de serviço e problemas de crescimento das vendas e da rentabilidade do negócio.
A experiência ensinou-me diversas formas dos gestores poderem melhorar a comunicação interna. Aqui tem algumas dicas:
- Concentre-se em construir a sua credibilidade junto do seu público. Sem isso, não será ouvido;
- Seja gentil para com os seus colaboradores;
- Valorize a comunicação pessoal e não julgue que comunicar é apenas publicar boletins, jornais internos, memos ou enviar emails;
- A comunicação não é uma rua de sentido único. Pressupõe comunicar e obter feedback dos colaboradores;
- Seja claro, transparente e objectivo na sua comunicação;
- Veja a informação como um serviço que você deve ao colaborador e não como poder sobre ele;
- Escute e respeite os seus colaboradores quando têm algo a dizer. Assim estará a promover um espírito de equipa;
- Pratique uma política de porta aberta. Nunca esteja demasiado ocupado;
- Organize reuniões individuais e pergunte ao seu colaborador como você poderá ajudá-lo a fazer um melhor trabalho;
- Publique informação e notícias frequentemente usando meios que cheguem clara e facilmente ao seu colaborador - ex. Portal Corporativo.
2 comentários:
Bom dia, José.
Excelente artigo este! Você apresenta itens importantes, que fogem à repetitiva "receita" que encontramos às centenas na web, você mostra a realidade interna da empresa atingindo questões cruciais. Você me daria autorização para publicá-lo no site de nossa empresa? Realmente, gostei muito dele!
Forte abraço brasileiro,
Fernanda Pena
Olá,
Muito obrigado pelo seu comentário e pelas suas palavras gentis.
Abraço
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