quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Green Computing

A campanha Green Computing visa por um lado despertar consciências para as questões da protecção do meio ambiente nos departamentos de TI e, por outro reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar o ambiente de trabalho.

Com os custos da energia a subir de forma constante e imprevisível, os departamentos de TI necessitam encontrar novas políticas de trabalho.

De forma prática, apontamos uma lista de 7 medidas ou acções pensadas para fornecer aos CIOS e gestores de TI, para que sejam aplicadas nos seus departamentos e que lhes permita atingir objectivos ambientais, redução de custos e ganhos de eficiência:

  • Procure conhecer o nível de energia gasto pelos seus sistemas informáticos e monitorize regularmente os seus consumos de energia;
  • Desligue os equipamentos que não estão a ser utilizados;
  • Eduque os colaboradores para os benefícios da reciclagem e poupança de energia;
  • Implemente um guia de procedimentos concebido de forma a diminuir o número de impressões desnecessárias;
  • Identifique e promova práticas de gestão que possam reduzir o consumo de energia;
  • Quando investir em equipamento novo, escolha equipamentos certificado energy-saving e que tenham sido fabricados em corporações ecologicamente responsáveis;
  • Desenvolva uma prática de reciclagem e envie os equipamentos for a de uso, como PCs e Impressoras para reciclagem.

Redução de custos

Mas a campanha Green Computing é muito mais do que uma contribuição para a defesa do meio ambiente, contra o aquecimento global e os desastres ecológicos. O impacto imediato real é financeiro!

De acordo com o Carbon Trust, um PC permanentemente ligado custará em energia £37 por ano. No entanto, se for desligado durante a noite e fins de semana, o custo do consumo de energia cai para perto de £10 por ano e poupa energia suficiente para fazer quase 35 mil cafés. E isto é apenas um PC!

Com a modernização e automatização dos serviços, o equipamento de escritório é o responsável pelo mais rápido crescimento no consumo de energia. Actualmente há estudos que avançam que os equipamentos de escritório são responsáveis por 20% do total do consumo e não está contabilizado o consumo dos aparelhos de ar condicionado.

Visite http://www.carbontrust.co.uk/default.ct


1 comentário:

Anónimo disse...

Acredito também que a adoção de Thin Client no lugar de PC's convencionais seja uma boa maneira de contribuir para o Green Computing, uma vez que o consumo de energia é muito menor neste tipo de equipamento.