Pois é!
É uma regra de ouro do cristianismo. Quer o leitor seja cristão ou não, se é comercial, se quer vender alguma coisa, se na sua actividade profissional tem que motivar e influenciar pessoas, então não deve aplicar esta regra tal e qual ela aconselha.
Confuso? Chocado? Eu explico...
Todas as pessoas são diferentes! A coisa mais injusta e mais desigual seria aplicarmos a mesma atitude a pessoas diferentes. Os seus clientes também não são todos iguais. São diferentes na percepção de valor, na sua atitude e comportamento, no estilo pessoal e em tudo o mais que o complexo ser que somos esconde. E quer queiramos aceitar ou não, todos nós intimamente procuramos relacionar-nos com pessoas com as quais tenhamos empatia, que de alguma forma tenham comportamentos semelhantes, valores, visão, preferências e necessidades semelhantes. Eu disse semelhantes. Não disse iguais!
Se adoptarmos para cada um dos nossos clientes, a estratégia, abordagem, atitude e discurso que gostaríamos que um vendedor utilizasse conosco, não estaremos a desempenhar diferentes papéis - genuínos na sua essência - adequados a cada tipo de cliente.
Claro que isto envolve estudo e muito treino para que cada vendedor ganhe competências na análise e estudo do cliente à sua frente, e isto em minutos - poucos minutos. Com o conhecimento e o treino adequado ganhamos a perícia em adaptar a nossa abordagem a cada estilo de cliente, o nosso discurso, a nossa linguagem corporal, a estratégia da nossa apresentação ou da negociação com o cliente. Isto exige muita prática e muita auto-disciplina mas esteja certo, caro leitor, os resultados vão-se manifestar através do crescente sucesso pessoal.
Como introdução a este interessante assunto recomendo:
Neuro-Linguística -Prática para o Dia-a-Dia, Bidot e Morat, Editora Nobel, isbn 85-213-0926-0
Programação Neuro-Linguística, Helmstetter, Editora Record, isbn 85-01-03760-5
Cursos em Lisboa www.ideasedesafios.com
Cursos no Porto www.nrl.pt
1 comentário:
Acabei de espreitar o teu blog... Espectacular! Gostei da bibliografia e das referências a Programação Neuro-Linguistica. Estou a fazer uma formação em PNL, na sociedade portuguesa de inovação. Tenho de ir... mas volto ao blog, com mais tempo.
Beijos
N
Enviar um comentário